Ministros da Saúde e Presidenta da Republica viajam ate Espírito Santo para reforçar ações socorros

Cote agora mesmo um Seguro Residencia Clique AQUI
Nesta terça (24), ministro Alexandre Padilha acompanhou a presidenta Dilma Rousseff e outros ministros em viagem às áreas atingidas pelas chuvas. Além de envio de medicamentos e produtos de saúde, profissionais do Mais Médicos estão sendo orientados na assistência à população

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou a presidenta da República, Dilma Rousseff, nesta terça-feira (24), em visita às áreas atingidas por enchentes no Espirito Santo. Com o objetivo de intensificar as ações de auxilio às vitimas e desabrigados, eles sobrevoaram as áreas de risco destruídas pelas fortes chuvas que atingem o estado a cerca de sete dias e já causaram nove mortes, além de terem deixado mais de 4,6 mil pessoas desabrigadas e mais de 40 mil desalojadas.

Durante a visita, a presidenta ressaltou que, desde 2011, o governo federal trata a questão da prevenção e do monitoramento de desastres naturais como uma de suas prioridades. Segundo ela, todas as áreas do governo estão unidas nesse sentido, não só na prevenção, como também no pronto atendimento das vitimas desse tipo de situação. “Em casos como este, aqui no Espirito Santo, o trabalho dos Ministérios, nesse momento inicial, é salvar vidas e garantir abrigo às pessoas que necessitam. Além das iniciativas emergenciais já anunciadas para assistência à população afetada, o Governo Federal tem o investimento de R$ 600 milhões em obras de prevenção no Espírito Santo”, disse.

Além da política nacional de monitoramento de alerta e prevenção de desastres naturais, Dilma citou a atuação da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS) como uma das principais ações de governo. “O Ministério da Saúde construiu uma Força Nacional do SUS porque, em todos os desastres que tem alagamento, têm certas doenças, leptospirose e outras doenças que ocorrem por conta das águas subirem. Além disso, nós tomamos providencias no sentido de assegurar kits de medicamentos, kits de vacina e kits para tornar a agua potável, que é o hipoclorito”, disse.

Também acompanharam a presidenta os ministros da Defesa, Celso Amorim, da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Eles sobrevoaram a região Serrana do estado por 40 minutos e seguiram para reunião com o governador do estado, Renato Casagrande, em Vitória (ES).

“O Ministério da Saúde está à disposição das autoridades do Espirito Santo, assim como todo governo federal, para assegurar assistência em saúde a todos os atingidos pelas chuvas. Já enviamos à região medicamentos suficientes para atender a população nos próximos meses e profissionais da Força Nacional do SUS acompanham a situação da rede local, inclusive dando orientações aos profissionais do Mais Médicos que estão nas cidades atingidas”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Os profissionais do Programa Mais Médicos que atuam na região atingida estão recebendo orientações da equipe da Força Nacional do SUS para realizarem atendimento em atenção básica, principalmente, junto à população desabrigada, com foco no monitoramento de gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças com menos de um ano e pessoas em tratamento renal e contra câncer.

No Espírito Santo, 129 médicos do programa estão em atividade em 19 municípios. Deste total, 114 profissionais já terão sua atuação direcionada à população desabrigada por estarem nas regiões mais atingidas.

MEDICAMENTOS – Nesta terça-feira, chega ao estado a segunda parte das duas toneladas de medicamentos e insumos que foram enviadas pelo Ministério da Saúde. São 10 kits com capacidade para atender cerca de 15 mil pessoas por mês. O kit é composto por 48 itens, 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros.

Além disso, o Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), enviou, no domingo (22), profissionais para atuar no gabinete de crise que coordena as ações de atendimento à população prejudicada pelas chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Esses profissionais avaliam junto às autoridades locais quais são as principais necessidades da população e como está a rede de atendimento e socorro, a situação de hospitais e unidades de saúde, para que não falte atendimento à quem precise.

Para garantir a qualidade da água de consumo e evitar o surgimento de doenças, foram enviados pelo Ministério da Saúde 20 mil frascos de hipoclorito de sódio – composto químico usado na desinfecção de água potável e essencial nesse tipo de situação. Mais 30 mil frascos de hipoclorito devem chegar à região nos próximos dias, a pedido da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo.