Ícone do site Jorge Couri Corretora de Seguros

Saiba quais são os 10 carros mais seguros vendidos no Brasil

Por que listar os 10 carros mais seguros comercializados no mercado nacional?Porque beleza, motor,consumo, tudo isso importa na hora de escolher um auto mas, o quesito segurança é, sem dúvida, fundamental.

O carro é seguro para o motorista? Tem quantos airbags? Eles são eficientes? O que o auto oferece para prevenir acidentes? É seguro para os passageiros?

Estas são dúvidas que todos têm. A Latin NCAP, organização não governamental que avalia veículos vendidos na América Latina e Caribe e que são vendidos no Brasil, divulgou o resultado de uma pesquisa, mostrando as notas dos autos avaliados.

Confira mais abaixo, os 10 automóveis comercializados no País que receberam as melhores notas.

Como saber se o carro é seguro

Para gerar os resultados, são feitos testes de colisão – com impacto frontal a 64 km/h, lateral a 50 km/h e de poste a 29 km/h. Utilizaram bonecos que simulam seres humanos (peso e estatura média, por exemplo).

Desde 2016, também é levado em consideração para o resultado final se o modelo conta com elementos como controle eletrônico de estabilidade, alerta de cinto de segurança e ganchos de fixação para cadeirinhas infantis.

As notas surgem levando-se em conta a capacidade do carro de manter os ocupantes seguros na cabine com o mínimo de ferimentos. 

Confira o ranking dos 10 carros mais seguros

10. Nissan Kicks 

Apesar de ter ficado na décima posição e ter apenas dois airbags frontais – obrigatórios por lei -, o Nissan Kicks apresentou desempenho satisfatório no teste do Latin NCAP. 

O SUV foi avaliado com quatro estrelas em relação à proteção para ocupantes adultos e quatro estrelas em referência à proteção de ocupantes infantis.

Proteção para adultos: 25,39 pontos de 34 possíveis; 4 estrelas.

Proteção para crianças: 37,41 pontos de 49 possíveis; 4 estrelas.

9. Toyota Yaris 

O Yaris, tanto na versão hatch como na sedã, conquistou quatro estrelas para proteção de adultos e ocupantes infantis. Ele é equipado com dois airbags e se destacou por apresentar, principalmente, um bom desempenho na defesa de passageiros infantis.

Proteção para adultos: 26,99 pontos de 34 possíveis; 4 estrelas.

Proteção para crianças: 38,05 pontos de 49 possíveis; 4 estrelas.

8. Mitsubishi Eclipse Cross

Segundo SUV da lista, é um exemplo de que nem sempre mais airbags significará maior segurança. Apesar das sete bolsas infláveis, o Eclipse Cross não foi tão bem um na proteção infantil. Recebeu cinco estrelas para proteção de adultos e três estrelas para crianças.

Proteção para adultos: 31,96 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 30 pontos de 49 possíveis; 3 estrelas.

 

Nem sempre quantidade de airbags significa mais segurança

 

7. Fiat Toro

A picape se destacou no segundo item da avaliação do Latin NCAP. Com sete airbags, ficou com quatro estrelas em ambas as avaliações.

Proteção para adultos: 29,40 pontos de 34 possíveis; 4 estrelas.

Proteção para crianças: 39,90 pontos de 49 possíveis; 4 estrelas.

6. Chevrolet Cruze

Diversos testes para avaliar a segurança dos carros

O único representante da marca americana nesta lista, com quatro airbags, o sedã ficou em sexta posição. Foram quatro estrelas para proteção de adultos e quatro estrelas proteção infantil.

Proteção para adultos: 30,23 pontos de 34 possíveis; 4 estrelas.

Proteção para crianças: 38,75 pontos de 49 possíveis; 4 estrelas.

5. Toyota Corolla

Um dos marcos da Toyota também se destaca na segurança. Equipado com sete airbags, o sedã conseguiu pontuação máxima: cinco estrelas para proteção adulta e infantil.

Proteção para adultos: 29,60 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 44,80 pontos de 49 possíveis; 5 estrelas.

4. Volkswagen T-Cross

A marca alemã marca presença nesse ranking. Com seis airbags, o estreante no segmento, T-Cross, obteve um bom resultado e, nesta lista, é o mais seguro dos SUVs no Brasil: cinco estrelas em proteção adulta e infantil.

Proteção para adultos: 31,62 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 42,77 pontos de 49 possíveis; 5 estrelas.

3. Volkswagen Polo

Outra destaque de segurança é o Polo. Com quatro airbags, o hatch também foi avaliado com nota máxima nas categorias de proteção de adultos e infantil.

Proteção para adultos: 32,13 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 43,00 pontos de 49 possíveis; 5 estrelas.

2. Volkswagen Virtus

A família de hatch e sedã chega às primeiras posições com relevância. Obteve um resultado ainda melhor que o doPolo no teste de colisão lateral, ao qual passou devido à diferença de 9 cm na distância entre-eixos. O sedã vem equipado com quatro airbags e conquistou cinco estrelas em ambas as categorias avaliadas.

Proteção para adultos: 32,56 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 43,00 pontos de 49 possíveis; 5 estrelas.

1. Volkswagen Golf

O VW Golf é um ícone que, apesar de não estar entre os preferidos no mercado brasileiro, não deixa a segurança de lado. Pelo contrário: o hatch ocupou o primeiro lugar do pódio com louvor. Com sete airbags, obteve bons resultados e, consequentemente, cinco estrelas em proteção proteção de adultos e crianças.

Proteção para adultos: 33,30 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 43,52 pontos de 49 possíveis; 5 estrelas.

Fonte: Revista Quatro Rodas.

Continue acompanhando nossas postagens, sempre voltadas para a segurança!

Sair da versão mobile