O Seguro de Vida para Estagiários proporciona que os funcionários exerçam confortavelmente suas atribuições, sem preocupações. Sua contratação é obrigatória, tendo em vista a proteção conferida aos estagiários pela legislação brasileira.

Qual o seguro para estagiário?

Segundo a lei nº 11.788/2008, que regulamenta os contratos de estágio, determina a obrigatoriedade da contração de um seguro de vida para estagiário por acidentes pessoais.

Afinal, o que esse seguro de vida para estagiário cobre? É o mesmo que um seguro de vida comum? Continue a leitura e tire essa e outras dúvidas sobre o assunto!

Quem paga o seguro de vida do estagiário?

É obrigação da empresa pagar integralmente o seguro, ou seja, o estagiário não deve assumir esse custo. A responsabilidade da contratação também pode ser assumida pela instituição de ensino no caso de estágio obrigatório.

O seguro estagiário obrigatório por lei é suficiente?

Com certeza, não. Esse seguro na verdade é apenas contra acidentes pessoais. Ou seja, essa proteção não é a mesma coisa que um seguro de vida comum.

Nos dois casos a indenização recebida pelos favorecidos não entra no inventário e também não há cobrança de impostos. Apesar disso, há mais diferenças do que semelhanças entre os dois seguros.

Quais são as diferenças entre os seguros?

  • Seguro de acidentes pessoais exigido por lei: Prevê pagamento ao segurado apenas em caso de invalidez/morte por acidente.
  • Seguro de Vida para Estagiários: Assegura o pagamento de indenização tanto em ocorrência de invalidez como de morte natural ou acidental. Além de tudo, o seguro de vida tem um quadro extenso de coberturas que não são contempladas pelo seguro de acidentes pessoais.

O seguro de vida ao contrário do que muitos pensam não é um “seguro de morte”, e sim um “seguro de qualidade de vida”. De tal maneira que boa parte de suas coberturas costuma ser usufruída em vida pelo segurado.

Entenda nos próximos tópicos, as vantagens que podem ser garantidas por um seguro de vida para estagiários.

Quais são as vantagens do seguro de vida para estagiário

Seguro de vida para estagiário
Seguro de vida para estagiário

Assistência Funeral

O Seguro de Assistência Funeral está presente na maioria dos seguros de vida, e garante a realização dos serviços necessários por meio de empresa terceirizada ou o reembolso de despesas de funeral em caso de óbito do segurado, cônjuge ou filhos menores de 21 anos (amplitude varia de acordo com plano contratado).

Diária por Incapacidade Temporária

Essa cobertura é utilizada quando o profissional fica afastado de suas atividades por motivo de doença ou acidente devidamente previsto na apólice, garante o recebimento de um valor diário durante todo o período em que ele permanecer em recuperação até o limite de diárias contratado.

Isso vale, inclusive, para os diagnósticos de Distúrbio Osteo muscular Relacionado ao Trabalho (DORT), Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e até hérnias.

Descontos na compra de medicamentos

O seguro de vida oferece também descontos significativos na compra de remédios que constem na lista referenciada da apólice (em farmácias credenciadas).

Todos esses benefícios são inerentes apenas ao seguro de vida. O seguro de acidentes pessoais contratado pela empresa limita-se a cobrir casos de morte/invalidez por acidente. Só isso.

Quais são as desvantagens de contratar um seguro de acidentes pessoais?

seguro estagiário
seguro estagiário

Cobertura básica no caso de invalidez ou morte decorrente de acidentes

Ao contrário do seguro de vida para estagiários, o seguro de acidentes é mais básico, contendo apenas sinistros de acidentes. E essa limitação muda tudo quando o assunto é enfermidade.

Por exemplo se um estagiário tenha AVC ou uma parada cardíaca no local de trabalho. Ele terá que ausentar-se do emprego e perderá seus rendimentos — e, provavelmente, o contrato de estágio.
Nesse caso se ele tiver apenas um seguro contra acidentes pessoais, não conseguira qualquer indenização pelo acontecido em virtude da ausência de acidente.

Poucas garantias

A lei citada exige apenas que a apólice contratada deve ser compatível com os valores de mercado. Quer dizer, não há valor mínimo estabelecido, tampouco a definição das coberturas que devem fazer parte da apólice. Consequentemente, podem ser admitidos seguros com cobertura mínima e indenização de baixo valor.

Não tem cobertura para incapacidade temporária

Por exemplo imagine um estágio em um escritório de contabilidade em fase de transição para o universo digital. Nesse cenário, a principal atribuição do jovem estágio na empresa seja copiar centenas de relatórios de reuniões, balancetes e outros documentos intermináveis, migrando do papel para o computador.

Durante dois anos mantendo essa rotina no estágio, não seria nada absurdo se ele adquirisse alguma enfermidade laboral, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

No caso mencionado não justificaria qualquer indenização do seguro de acidentes pessoais. A questão é que esse seguro não indeniza pela doença, mas apenas pelas consequências extremas as quais ela possa levar. Desta maneira, não é aconselhável contar apenas com o seguro de acidentes pessoais exigido por lei.

Qual o valor do seguro para estagiário?

O valor do Seguro de Vida pode variar de acordo com a idade do segurado, estilo de vida, histórico de doenças, se é fumante, entre outros. Por isso, o valor a ser pago em uma apólice deste produto pode ser diferente de uma pessoa para outra.

Como fazer seguro de vida para estagiário?

Após notar que o seguro de vida para estagiário vale a pena, que tal entrar em contato agora mesmo com a Jorge Couri Seguros? Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado e especialistas prontos para tirar qualquer dúvida em relação ao produto.

Para cotar o seguro com a Jorge Couri Seguros é simples: basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para o número 11 2081-7000.
Contratar seguro de vida