Ícone do site Jorge Couri Corretora de Seguros

Seguro residencial contra incêndio

Seguro residencial contra incêndio: Entenda como funciona o seguro incêndio

O Seguro residencial contra incêndio é um dos ramos mais procurados do mercado no momento. Independentemente de onde você mora seja casa ou apartamento, o seguro residencial é uma proteção a mais para a sua família e o seu patrimônio. Apesar disso, menos de 13% das residências do país contam com esse recurso.

Diante desse cenário, preparamos este artigo onde abordaremos aspectos como preços, coberturas e como funciona no caso de contratação do seguro incêndio para residências.

O que é seguro residencial?

O seguro para residências oferece proteção aos imóveis destinados à moradia, sejam eles permanentes ou de temporada. Em alguns casos, esta proteção pode se referir tanto a estrutura física do imóvel como ao que está dentro dele. isto é, dentro de uma apólice há um conjunto de elementos de defesa para garantir o máximo resguardo para o seu bem.

Quais as coberturas do Seguro Residencial?

Coberturas básicas

  1. 🔥 Incêndios
  2. 💨 Fumaça
  3. 💥 Explosão e Implosão
  4. ✈️ Queda de Aeronaves

Por lei, essas proteções são obrigatória em todo seguro residencial, ela cobrirá os danos ao imóvel e bens que sofrerem em casos de incêndio e explosão, como por exemplo uma explosão de um botijão de gás ou uma panela de pressão em sua cozinha. A cobertura ampara os seus bens se o incêndio ou explosão começar em sua casa ou se acontecer fora dela e o imóvel for atingido. Também são amparados os danos em caso de uma queda de um avião.

Coberturas Adicionais

Como funciona o seguro contra incêndio?

Seguro residencial contra incêndio

Essa modalidade de seguro garante a proteção para o imóvel em caso de incêndio, queda de raio ou explosão do imóvel apontado na apólice. Podendo ser contratado tanto por proprietários, como por inquilinos, apesar de não ser obrigatório, é totalmente recomendado para as duas partes. É possível a contratação de cobertura somente para prédio ou do conteúdo, assim como a cobertura para prédio e conteúdo (recomendada).

Assistência 24 horas

Contratando o seguro residencial contra incêndio, o segurado tem direito à assistências 24 horas à residência.

  1. 👨‍🔧 Encanador
  2. 🔌 Eletricista
  3. 🔑 Chaveiro
  4. 🚽 Desentupimento

Como funciona o seguro incêndio em contrato de locação?

Esse tipo de seguro costuma ser uma obrigação contratual expressamente prevista em contratos de locação. É um seguro que costuma ser mais simples, cobrindo apenas a cobertura básica, com uma ou outra cobertura adicional, tais como danos elétricos e perda de aluguel.

Em algumas situações a imobiliária já dispõe expressamente as coberturas exigidas, portanto você pode solicitar ao seu corretor uma apólice nos moldes exigidos. É possível que nem no contrato, nem a imobiliária façam exigências em relação aos valores mínimos de coberturas.

Nestes casos, entendemos que o valor da cobertura básica do seguro deve ser no mínimo 150 vezes o valor mensal do aluguel.

Quem paga a apólice de incêndio inquilino ou proprietário?

Conforme a Lei do Inquilinato dispõe que esta é uma obrigação do proprietário do imóvel, exceto se houver cláusula contratual dizendo o contrário.

Isso significa que a lei permite repassar a obrigação do pagamento ao inquilino, desde que disposto em contrato. Quando isso ocorre, o locatário pode buscar no mercado a solução que mais lhe convém, deste modo pagar menos pelo seguro.

Veja também:
Como funciona o seguro fiança locatícia para aluguel?
Entenda quando o seguro fiança é devolvido?

Porque fazer o Seguro residencial contra incêndio com a Jorge Couri Seguros?

Garanta a sua tranquilidade, faça uma simulação do seu seguro residencial com a Jorge Couri Seguros. Afinal, somos uma das melhores e mais tradicionais corretora de seguros do Brasil e trabalhamos com as principais seguradoras do País.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 11 2081-7000 e fale diretamente com nossos consultores.

Cotar seguro residência

Sair da versão mobile