Ícone do site Jorge Couri Corretora de Seguros

CNH Gratuita pode ser liberada para todos os estados do país

A CNH Gratuita tem expectativa de ser emitida por pessoas de baixa renda. Está em análise na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) que propõe oferecer a CNH gratuita em 2020 aos brasileiros inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do governo federal.

A proposta do deputado federal Emerson Miguel Petriv (PROS-PR) tem objetivo de que a carteira seja empregada em fins profissionais. A ideia do projeto de Lei (PL) nº 3.904/2019 é que o programa alcance todo o território nacional. Portanto, o projeto de lei esclarece que todas as etapas de emissão da CNH serão gratuitas, até os exames obrigatórios.

A seguir veja como você pode fazer a inscrição para participar do processo de seleção para emissão da CNH grátis.

Quem poderá solicitar a CNH Gratuita?

CNH Gratuita

Se a proposta for aprovada do jeito que foi escrita, sem modificações no texto original, vão poder participar do programa da CNH gratuita:

Além disso, é necessário residir no estado do processo há, pelo menos, dois anos; ter o nível de educação básica completo (saber ler e escrever).

Veja também:
Saiba como cadastrar a CNH digital e quais são as funções do aplicativo

E quem não poderá se candidatar para emissão da CNH grátis?

Segundo a (PL) nº 3.904/2019, não poderão participar do programa aqueles que tenham cometido crimes enquanto estavam dirigindo e possuem sentença penal condenatória em julgamento.
Também será excluso quem já teve a CNH ou a permissão para dirigir cassadas ou a suspensão do direito de dirigir.

Como anda a tramitação do Projeto para CNH grátis

O Projeto de Lei nº 3904/2019 que pretende implementar a CNH grátis para todo o Brasil, o texto já foi enviado para estudo pelas comissões de Viação e Transportes, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Anexada junto a outro PL, o de número 10141/2018, que por sua vez propõem que os cidadãos de baixa renda devem ter direito de emitir e renovar a CNH gratuitamente. Para mais informações, acesse o Site da Câmara dos Deputados e acompanhe o andamento da PL.

Faça o seu Seguro Auto com a Jorge Couri Seguros

Se você ainda não tem um seguro, conte com a Jorge Couri Seguros! Somos uma das melhores corretora de seguros online do Brasil e trabalhamos com as melhores seguradoras do País. Contamos com especialistas em seguros para oferecer suporte necessário em todas as situações, além de um Pós-Vendas qualificado.

Para cotar, clique no botão abaixo e preencha o nosso formulário online. Se preferir, também pode ligar para o número 11 2081-7000 gratuitamente.

Cotar seguro auto

Sair da versão mobile