Toyota vendeu mais de 6 milhões de veículos em 2013 e é Lider Mundial
A marca japonesa encerrou o período janeiro-outubro com 6.727.753 unidades vendidas, com uma participação de 9,7% nas vendas globais e 1,4 milhão à frente da segunda colocada, a Volkswagen, que não esconde o desejo de se tornar a número um do mundo, mas ainda está longe de atingir esse objetivo. A Volkswagen vendeu no período 5.306.607 unidades e ficou com 7,7% de participação.
As duas estadunidenses, Ford e Chevrolet, aparecem em seguida, na terceira e quarta posições. A Ford vendeu 4.743.359 unidades no período e ficou com 6,9% do mercado mundial e a Chevrolet 4.088.211 (5,9%).
A Hyundai aparece na quinta posição entre as marcas mais vendidas em 2013, com 3.704.04 unidades (5,4%), seguida pela Nissan (3.632.945 unidades), Honda (3.311.604), Kia (2.170.844), Renault (1.666.275) e Fiat (1.508.541), que completam a lista das dez marcas mais vendidas no mundo, nesta ordem. Veja quadro.
Mas o poder das grandes montadoras é ainda maior do que esse ranking supõe.
Observe que as gigantes do setor se agigantam ainda mais se considerarmos os grupos econômicos responsáveis pela produção e comercialização das marcas.
A Chevrolet, por exemplo é apenas uma (a maior, é verdade) das marcas produzidas pela poderosa General Motors Corporation, que tem, por exemplo, a Opel, sua marca na Europa, que já vendeu este ano 859.808 unidades; a Buick (814.570) e a GMC, que vendeu 462.774 unidades. As quatro somadas representam uma participação de 9% nas vendas globais. A corporação estadunidense estaria, então, bem próxima da Toyota? Não, se adicionarmos as outras marcas do grupo japonês: a Daihatsu vendeu 694.915 unidades e a Lexus 354.392. No total, o grupo Toyota tem 11,2% do mercado mundial.
Se incluir a Kia nas vendas (já que a marca pertence à empresa coreana), a Hyundai sobe para 5.874.893 unidades, o que representa 8,5% do mercado mundial.
Juntas, Renault e Nissan + Dácia, que pertence ao grupo francês, têm 5,6 milhões de unidades, deixando a Aliança com 8,2% das vendas.
Nos números da Volkswagen é preciso acrescentar os da Audi (1.313.978 unidades), da Skoda (760.001) e os da Seat (297.266) para conhecer o poder do grupo Volkswagen, que fica com 11,1%, ou 7.677.852 unidades no período de janeiro a outubro deste ano.
Class. | Marca | Unidade | Part. |
1 | Toyota | 6.727.753 | 9,70% |
2 | Volkswagen | 5.306.607 | 7,70% |
3 | Ford | 4.743.359 | 6,90% |
4 | Chevrolet | 4.088.211 | 5,90% |
5 | Hyundai | 3.704.049 | 5,40% |
6 | Nissan | 3.632.945 | 5,30% |
7 | Honda | 3.311.604 | 4,80% |
8 | Kia | 2.170.844 | 3,10% |
9 | Renault | 1.666.275 | 2,40% |
10 | Fiat | 1.508.541 | 2,20% |