Ter a casa dos sonhos, um carro novo e outros bens requer planejamento e… Consórcios!
Pesquisa realizada recentemente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra algo interessante.
Depois de motivos como falta de renda, ou renda baixa, 14% dos Brasileiros não poupam dinheiro alegando imprevistos e 13% admitem não conseguir controlar gastos e juntar dinheiro no fim do mês.
Traduzindo: a falta de disciplina e planejamento pode impedir a realização de alguns desejos e a aquisição de bens, às vezes mais do que a indisponibilidade financeira.
Consórcios: o planejamento que faz a diferença
O que fazer para que projetos como compra de imóvel ou automóvel possam, de fato, sair do papel?
É aí que entra o consórcio, como alternativa financeira para diversas situações.
Uma das vantagens é a ajuda na disciplina de investir ou poupar dinheiro, pois há um compromisso de pagar mensalmente algo que será revertido em um valor à vista no futuro.
Segundo dados da ABAC – Associação Brasileira de Consórcios, só em 2018, as adesões aos consórcios ultrapassaram o número de dois milhões, as contemplações aproximam-se de um milhão e os negócios superam 85 bilhões de reais de janeiro a outubro.
Trata-se de uma alternativa viável mesmo em momentos de instabilidade econômica, pois as pessoas podem continuar adquirindo bens, poupando e se planejando.
Vantagens
*Sem taxa de juros
*Flexibilidade na forma de pagamento
*Possibilidade de lances e contemplações antes mesmo do término do pagamento.
É uma ótima solução para quem quer realizar alguns sonhos sem dispor de grandes quantias à vista.