A BMW lança nesta segunda-feira, 16, a pedra fundamental de sua primeira fábrica no Brasil. A expectativa da montadora alemã é iniciar a produção dos primeiros modelos dentro de 10 meses. Se o prazo já surpreende pela velocidade, a linha de veículos que a fabricante pretende nacionalizar superou qualquer expectativa.
Segundo a BMW, serão produzidos na nova fábrica de Araquari, no interior de Santa Catarina, os automóveis Série 1 e Série 3 e também os SUVs X1, X3 e até mesmo o Countryman, da britânica Mini.
A capacidade da fábrica será de 32 mil veículos por ano quando estiver funcionando a pleno vapor. Serão investidos R$ 600 milhões e contratados 1.300 funcionários, sem contar os empregos gerados pela rede de fornecedores. O prazo, de apenas 10 meses, impressiona, levando em conta que o terreno está pronto para receber a obra, mas nenhum prédio ainda foi erguido.
A infraestrutura da fábrica inclui as atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de contar com prédios administrativos. Um dos motivos principais considerados na decisão da empresa em instalar sua nova unidade produtiva na cidade de Araquari, que fica na região industrial no Estado de Santa Catarina, foi o número de portos que o estado possui – cinco ao todo – além da proximidade com a BR-101.
Com a construção da fábrica no Brasil, reforçamos o nosso compromisso com o país e agregamos um marco na estratégia de crescimento em longo prazo do BMW Group. O Brasil possui uma economia que vem se consolidando globalmente e é um mercado com um enorme potencial de crescimento futuro”, afirma Ludwig Willisch, CEO para as Américas do BMW Group.
Para se ter uma ideia, em 2013 a marca deve fechar o ano com cerca de 14 mil veículos vendidos e a 15ª colocação no ranking do setor.
O lançamento da pedra fundamental estava marcado para a semana passada, mas foi adiado devido ao funeral do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a pedido da presidente Dilma Rousseff.