Siga as dicas de segurança para uma viajem mais tranquila

O CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou nesta terça-feira um vídeo (confira no final da reportagem) com dicas importantes para quem vai pegar a estrada nas férias de verão.

A seguir, fique atento(a) em alguns itens fundamentais para você realizar uma viagem mais segura e sem dor de cabeça. Começando pelas luzes de sinalização, verifique faróis, lanternas traseiras, setas, luz de ré e de freio.

íveis de fluídos são fundamentais, logo é importante checar e verificar qualquer alerta emitido pelas luzes de advertência do painel. Caso seu veículo seja bicombustível, verifique o estado do combustível no “tanquinho” de partida a frio. É necessário mantê-lo sempre abastecido para evitar problemas na hora de ligar o carro, porém evite armazenar a mesma gasolina por muito tempo.

O óleo do motor também exige muito cuidado, por isso é bom checar com frequência. Importante: sempre realize a troca no período informado pelo manual do seu carro. Deixar o nível abaixo do recomendado compromete seriamente o funcionamento do propulsor.

O pneu é um item fundamental para a segurança veicular. Verifique a necessidade de rodízio ou até mesmo da troca, assim como a calibragem (ver especificação no manual). Pneus em mau estado comprometem manobras de mudanças bruscas de direção, assim como frenagens de emergência, e podem resultar em multa para o condutor.

A visibilidade também merece uma atenção especial. As palhetas devem estar em bom estado. Caso estejam velhas ou ressecadas devem ser trocadas imediatamente, a fim de evitar dificuldades na visão em períodos de chuva.

Itens obrigatórios como triângulo de sinalização, macaco, chave de roda e estepe devem estar presentes e em boas condições, lembrando, assim como no caso dos pneus, de manter o estepe sempre calibrado com os valores informados pelo fabricante do seu carro.

Cote agora mesmo seu Seguro auto Clique AQUI

Reader Interactions