Abatimentos chegam a R$ 6.500 e picape é prometida a pronta entrega. Mas poucas revendas têm o carro em exposição ou para test drive.

A Toyota tem seguido a estratégia de grandes descontos para manter a Hilux no segundo lugar no ranking de picapes mais vendidas do Brasil (atrás somente da Chevrolet S10). Visitamos revendas da marca em São Paulo à procura do modelo e encontramos abatimentos nos preços de tabela que chegam a R$ 6.500. As lojas mais modestas ofereceram pelo menos R$ 1.550 de redução. Em outras, as grandes ofertas podem estar até nas unidades 2014, que ainda são encontradas em estoque. Porém, quem quiser comprar uma unidade da Hilux terá que peregrinar em busca de uma loja com unidades em exibição ou para test drive. Confira nossa avaliação de experiência de compra:

O padrão que encontramos quando fomos conferir o Toyota Etios nas lojas se repete quando o assunto é a picape. Prontamente, o cliente é recebido por uma atendente, que o encaminha para um vendedor disponível. Logo no primeiro contato, os representantes fizeram questão de entregar um cartão pessoal e passar as principais informações sobre a Hilux.

Todos os vendedores souberam diferenciar os modelos ofertados, listando os itens de série de cada versão e a diferença na motorização. Além disso, todos tinham livretos com informações detalhadas sobre o modelo para serem distribuídos aos clientes. O diferencial fica por conta de alguns que se dispõem a explicar os benefícios do motor a diesel e da tração integral para facilitar a escolha do consumidor. Por outro lado, as versões com cabine simples sempre são esquecidas pelos representantes, que se limitam a informar prontamente sobre as configurações com cabine dupla.

Infraestrutura

Se o atendimento é bom, a infraestrutura muitas vezes deixa a desejar. Isso porque as lojas visitadas privilegiam deixar o novo Corolla (muitas tinham até mais de uma unidade de cada versão) ou até o Etios em exposição. Preterida, a Hilux não estava disponível em uma das revendas visitadas e, nas demais, possuíam apenas uma ou duas unidades no showroom.

Quem quiser conhecer o desempenho da picape terá que gastar sola do sapato. A maioria das lojas visitadas não tinha a Hilux para test drive e prometiam tentar colocar uma unidade para rodar “na hora de fechar o negócio”. Apenas uma lojista se prontificou a preparar um carro para test drive mediante agendamento de horário.

Negociação

Mesmo se você não for bom de negociação, não se preocupe. Nenhum lojista ofereceu a picape pelos preços tabelados: os vultosos descontos são tratados como padrão pelos lojistas. Em todas as concessionárias foram oferecidas as versões SR, SRV (ambas Flex), SRV e SRV Top (ambas Diesel), sempre cabine dupla. Somente uma loja não ofereceu desconto para a SRV Top Diesel. No mais, todas as versões em todas as lojas tiveram abatimento.

Os maiores descontos são para a versão SRV Flex 4×4, que conta com motor 2.7 de 163 cv de potência a 5 mil rpm e 25 kgfm de torque a 3.800 giros. O câmbio é automático de cinco velocidades e as rodas são de liga leve de 16 polegadas. Tabelada em R$ 108.500, esta configuração tem sido vendida por até R$ 102 mil. De série, já conta com ar-condicionado digital, rádio com CD, MP3 e tela sensível ao toque de 6,1 polegadas, computador de bordo, piloto automático, revestimento em couro e ajuste elétrico para o banco do motorista. Entre os itens de segurança estão freios ABS nas quatro rodas, airbag duplo, faróis de neblina e controle de estabilidade e tração.

Já a versão SRV Top Diesel 4×4 é a que tem menor margem de descontos. Equipada com um motor 3.0 turbo de 171 cv a 3.600 rpm e 36,7 kgfm entre 1.400 e 3.200 giros e com transmissão automática de cinco velocidades, os abatimentos variam entre R$ 1.550 e R$ 2.550. Assim, o carro que é tabelado em R$ 144.550 pode ser levado para casa por R$ 142 mil. Os itens de série são os mesmos da versão SRV Flex 4×4, além de rodas de liga leve de 17 polegadas, sistemas de distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD) e de assistência em frenagem de emergência (BAS).

A versão flex mais barata (SR 4×2) custa oficialmente R$ 91.300, mas é vendida por até R$ 86 mil. De série, a Toyota inclui itens como ar-condicionado, sistema de som com CD, MPS, USB e entrada auxiliar, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis de neblina e volante multifuncional, além de airbag duplo e freios ABS nas quatro rodas.

Por fim, a configuração SRV Diesel 4×4, que perde em relação à SRV Top Diesel as rodas de aro 17 (neste caso são de 16 polegadas),o controle de estabilidade e tração, além dos sistemas de distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD) e de assistência em frenagem de emergência (BAS), tem descontos de até R$ 3.800. Tabelada em R$ 136.800, a Hilux com esta configuração é oferecida pelos lojistas por R$ 133 mil.

Quanto ao financiamento, as taxas trabalhadas atualmente pela Toyota variam entre 1,35% (com 40% de entrada) e 1,26% (mediante 60% de entrada). Segundo os revendedores consultados, a Hilux é entregue em até 10 dias.