Por que listar os 10 carros mais seguros comercializados no mercado nacional?Porque beleza, motor,consumo, tudo isso importa na hora de escolher um auto mas, o quesito segurança é, sem dúvida, fundamental.

O carro é seguro para o motorista? Tem quantos airbags? Eles são eficientes? O que o auto oferece para prevenir acidentes? É seguro para os passageiros?

Estas são dúvidas que todos têm. A Latin NCAP, organização não governamental que avalia veículos vendidos na América Latina e Caribe e que são vendidos no Brasil, divulgou o resultado de uma pesquisa, mostrando as notas dos autos avaliados.

Confira mais abaixo, os 10 automóveis comercializados no País que receberam as melhores notas.

Como saber se o carro é seguro

Para gerar os resultados, são feitos testes de colisão – com impacto frontal a 64 km/h, lateral a 50 km/h e de poste a 29 km/h. Utilizaram bonecos que simulam seres humanos (peso e estatura média, por exemplo).

Desde 2016, também é levado em consideração para o resultado final se o modelo conta com elementos como controle eletrônico de estabilidade, alerta de cinto de segurança e ganchos de fixação para cadeirinhas infantis.

As notas surgem levando-se em conta a capacidade do carro de manter os ocupantes seguros na cabine com o mínimo de ferimentos. 

Confira o ranking dos 10 carros mais seguros

10. Nissan Kicks 

Apesar de ter ficado na décima posição e ter apenas dois airbags frontais – obrigatórios por lei -, o Nissan Kicks apresentou desempenho satisfatório no teste do Latin NCAP. 

O SUV foi avaliado com quatro estrelas em relação à proteção para ocupantes adultos e quatro estrelas em referência à proteção de ocupantes infantis.

Proteção para adultos: 25,39 pontos de 34 possíveis; 4 estrelas.

Proteção para crianças: 37,41 pontos de 49 possíveis; 4 estrelas.

9. Toyota Yaris 

O Yaris, tanto na versão hatch como na sedã, conquistou quatro estrelas para proteção de adultos e ocupantes infantis. Ele é equipado com dois airbags e se destacou por apresentar, principalmente, um bom desempenho na defesa de passageiros infantis.

Proteção para adultos: 26,99 pontos de 34 possíveis; 4 estrelas.

Proteção para crianças: 38,05 pontos de 49 possíveis; 4 estrelas.

8. Mitsubishi Eclipse Cross

Segundo SUV da lista, é um exemplo de que nem sempre mais airbags significará maior segurança. Apesar das sete bolsas infláveis, o Eclipse Cross não foi tão bem um na proteção infantil. Recebeu cinco estrelas para proteção de adultos e três estrelas para crianças.

Proteção para adultos: 31,96 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 30 pontos de 49 possíveis; 3 estrelas.

 

Nem sempre quantidade de airbags significa mais segurança

 

7. Fiat Toro

A picape se destacou no segundo item da avaliação do Latin NCAP. Com sete airbags, ficou com quatro estrelas em ambas as avaliações.

Proteção para adultos: 29,40 pontos de 34 possíveis; 4 estrelas.

Proteção para crianças: 39,90 pontos de 49 possíveis; 4 estrelas.

6. Chevrolet Cruze

Os 10 carros mais seguros
Diversos testes para avaliar a segurança dos carros

O único representante da marca americana nesta lista, com quatro airbags, o sedã ficou em sexta posição. Foram quatro estrelas para proteção de adultos e quatro estrelas proteção infantil.

Proteção para adultos: 30,23 pontos de 34 possíveis; 4 estrelas.

Proteção para crianças: 38,75 pontos de 49 possíveis; 4 estrelas.

5. Toyota Corolla

Um dos marcos da Toyota também se destaca na segurança. Equipado com sete airbags, o sedã conseguiu pontuação máxima: cinco estrelas para proteção adulta e infantil.

Proteção para adultos: 29,60 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 44,80 pontos de 49 possíveis; 5 estrelas.

4. Volkswagen T-Cross

A marca alemã marca presença nesse ranking. Com seis airbags, o estreante no segmento, T-Cross, obteve um bom resultado e, nesta lista, é o mais seguro dos SUVs no Brasil: cinco estrelas em proteção adulta e infantil.

Proteção para adultos: 31,62 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 42,77 pontos de 49 possíveis; 5 estrelas.

3. Volkswagen Polo

Outra destaque de segurança é o Polo. Com quatro airbags, o hatch também foi avaliado com nota máxima nas categorias de proteção de adultos e infantil.

Proteção para adultos: 32,13 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 43,00 pontos de 49 possíveis; 5 estrelas.

2. Volkswagen Virtus

A família de hatch e sedã chega às primeiras posições com relevância. Obteve um resultado ainda melhor que o doPolo no teste de colisão lateral, ao qual passou devido à diferença de 9 cm na distância entre-eixos. O sedã vem equipado com quatro airbags e conquistou cinco estrelas em ambas as categorias avaliadas.

Proteção para adultos: 32,56 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 43,00 pontos de 49 possíveis; 5 estrelas.

1. Volkswagen Golf

O VW Golf é um ícone que, apesar de não estar entre os preferidos no mercado brasileiro, não deixa a segurança de lado. Pelo contrário: o hatch ocupou o primeiro lugar do pódio com louvor. Com sete airbags, obteve bons resultados e, consequentemente, cinco estrelas em proteção proteção de adultos e crianças.

Proteção para adultos: 33,30 pontos de 34 possíveis; 5 estrelas.

Proteção para crianças: 43,52 pontos de 49 possíveis; 5 estrelas.

Fonte: Revista Quatro Rodas.

Continue acompanhando nossas postagens, sempre voltadas para a segurança!