Que tal utilizar a tecnologia em prol da segurança familiar? Afinal, atualmente, todos têm a atenção cada vez mais voltada para os smartphones a cada instante!

Do mais novo ao chefe da casa, é difícil um membro não ter um celular à mão na maior parte do tempo.

Por isso, nossa dica hoje é a utilização de aplicativos de localização familiar.

O que são os apps de localização?

Como o nome indica, existem aplicativos gratuitos que você pode baixar da internet no celular para descobrir e compartilhar a localização de pessoas.

Seu uso serve tanto para amigos que vão a um mesmo evento e não querem se perder uns dos outros como para casais e famílias.

O intuito principal é saber o paradeiro do familiar em tempo real.

Com rotinas e horários diferentes, pais conseguem monitorar os filhos e acompanhar virtualmente o paradeiro dos jovens, mesmo quando estão distantes, em viagens de trabalho, por exemplo.

Há diversas funções interessantes, inclusive delimitação de áreas “seguras” ou “indesejadas”.

Se um membro da família vai ou é conduzido (em casos de sequestros), para a área designada como “perigosa”, todos recebem notificação.

Claro que há quem não goste deste controle todo, mas é inegável ser uma ferramenta útil se considerarmos a violência a que estamos sujeitos nas ruas diariamente.

Sugestões de aplicativos para segurança da sua família

Segurança familiar
Segurança familiar: com os aplicativos fica mais fácil monitorar a família

Há diversos aplicativos gratuitos e outros pagos. Abaixo, listamos alguns: 

  • O Life360 é um aplicativo grátis para Android e IPhone.

A plataforma disponibiliza alguns recursos extras pagos à parte, caso o usuário queira.

Os interessados podem criar um círculo de conexões para acompanhar a movimentação dos contatos que quiser.

O convite para autorizar o acesso pode ser enviado em outras plataformas, como as rede sociais WhatsApp e Instagram, por exemplo. 

  • We Safe

O aplicativo oferece um mapa que mostra onde todos os membros da família estão.

Nele é possível criar um perímetro de segurança para cada uma das pessoas e, no caso de elas se afastarem desse limite, um alerta é enviado. 

Para o caso de uma emergência, o aplicativo disponibiliza um botão de pânico que avisa da localização atual rapidamente.

 

Além de localizar, app possibilita comunicação

Outro ponto interessante é a função “Está tudo bem?”, que dispara uma notificação para a pessoa que você deseja encontrar e ela, com um simples toque, confirma se está ou não podendo digitar uma mensagem.

É possível cadastrar várias pessoas e, ao encontra-las no mapa.

Você pode clicar em cima do ícone, saber informações gerais sobre ela, ligar se for necessário, traçar uma rota que leve você até este membro do grupo e mesmo ver onde ela esteve nas últimas 24 horas. 

O We Safe está disponível em português e mediante assinatura, que varia de acordo com o número de “protegidos”. Ainda é possível baixar uma versão sem custos, por 15 dias.  Ele é compatível com smartphones Android e iPhone. 

  • Zoemob

Assim como os outros, ele faz o rastreamento via GPS.

O aplicativo apresenta a localização do monitorado em tempo real e um traz um histórico de onde ele esteve. 

É possível fazer a troca de mensagens com outra pessoa e também existe um botão de pânico que avisa aqueles que estão conectados, caso algum membro da família esteja em situação de perigo.  

Para os pais com filhos que já dirigem, uma opção interessante do aplicativo é a de mostrar a velocidade do veículo em que o monitorado está.

Há o monitoramento não só por celular, mas também via tablet e computadores.

O plano gratuito permite o cadastro de um monitorado. Há versão em português e é compatível com smartphones Android e iPhone. 

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos e familiares!