Perder uma viagem por ficar doente logo no primeiro dia de férias ou adiar a temporada de descanso na praia por não poder remarcar uma entrevista de emprego são situações muito mais comuns do que parece. O prejuízo por alterações de viagem sempre caiu nas costas do turista. Por conta de casos como estes, a seguradora europeia Intermundial acaba de trazer ao Brasil o Seguro de Cancelamento de Viagens, apontado por especialistas como a grande tendência do segmento no próximo ano.

O seguro dá direito ao comprador de receber integralmente o valor pago pela viagem, e pode ser acionado em 24 casos diferentes de imprevistos, tais como: doenças, gravidez, aprovação em concurso público, entrevistas de emprego, desemprego e cancelamento do casamento.

Seguro Viagem

O serviço é alternativa econômica para fugir das multas abusivas cobradas, em especial, pelas companhias aéreas, quando é preciso desistir de uma viagem poucas horas antes do embarque. “Estamos apresentando um produto totalmente inovador para um mercado de turismo que está aquecido e com economia favorável”, explica Maurinei Santos, diretor-geral da Intermundial Brasil.

Para Santos, os brasileiros começaram a compreender que o seguro não é um gasto, mas um investimento. “A Intermundial chega ao Brasil para mudar radicalmente o comportamento dos turistas com relação ao planejamento de suas viagens, como já acontece na Europa e nos Estados Unidos”, revela.

Em 2012, mais de 13 milhões de passageiros viajaram pelo mundo com o Seguro de Cancelamento de Viagens da Intermundial. Ao todo são cerca de 30 milhões de segurados. O serviço pode ser contratado em até 24 horas após a compra do pacote de viagens.

Durante seis meses, os pesquisadores da Intermundial Brasil mapearam os principais motivos que levam os viajantes brasileiros a cancelar uma viagem. O levantamento foi realizado através de consultas a agências de viagens, companhias aéreas e empresas ligadas ao setor do turismo.

“Inicialmente, listamos os 24 principais motivos que levam os brasileiros a cancelar suas viagens. A tendência é que esta lista cresça como na Espanha, que hoje tem 52 causas de cancelamento”, revela Maurinei Santos.

A Intermundial opera no Brasil em parceria com o Grupo QBE, gigante australiano especialista em seguro de produtos, presente em mais de 100 países, e com a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).