A definição de melhor automóvel é relativa, uma vez que há modelos diversos para perfis diferentes. É o caso dos dois tipos de autos de que falaremos aqui: SUVs e sedãs. Qual vai melhor com o seu estilo e necessidade?

Vamos às principais diferenças entre os dois!

Vantagens do SUV

Os veículos SUV são inspirados nos jipes, caminhonetes e picapes, com um visual arrojado e porte mais robusto. Normalmente trazem a possibilidade de tração 4×4, além de carroceria elevada e pneus grandes. Apesar disso, alguns modelos mais leves e urbanos não aguentam tão bem a troca de terreno, como lugares não asfaltados.

O design passa a imagem de ser um veículo mais forte e seguro, o que atrai muitos consumidores. Mas o utilitário tradicional tem alguns inconvenientes, como tamanho, preço alto e manutenção mais cara.

Segurança

O SUV, também chamado utilitário-esportivo (devido à sigla em inglês Sport Utility Vehicle), é um dos automóveis mais procurados atualmente. 

Por conta da sua altura, confere uma sensação maior de segurança ao motorista, que tem uma visão mais ampla do trânsito. Isto favorece o controle do veículo quando há muitos carros na via e melhora a percepção de buracos ou desníveis na pista com antecedência.

Porém, para quem nunca pilotou um SUV, vale salientar que a sua estabilidade é diferente dos modelos compactos, principalmente nas curvas. É preciso ter mais cautela.

Versatilidade

Se você gosta de se aventurar por trilhas, lugares afastados e de difícil acesso, o SUV é a melhor escolha. A distância entre o assoalho e o chão é uma vantagem na hora de enfrentar estradas de terra ou asfaltos defeituosos, o que pode ser mais complicado, e inviável,  com um sedã. 

Além disso, há SUVs com tração 4×4 e motor turbo a diesel, garantindo mais estabilidade e conforto maior.

Espaço interno

Qual é o melhor: SUV ou sedã?
O melhor automóvel é o que se adequa à sua necessidade

Os SUVs possuem espaço interno amplo, sendo ideal para quem tem família com crianças, animais de estimação, ou gostam de estar sempre em grupo. O espaço também favorece as pessoas mais altas, quer para dirigir, quer como passageiro.

Os sedãs, em geral, comportam 5 pessoas. Já há modelos de SUVs para sete pessoas, o que é ótimo para levar toda a família ou dividir os custos do passeio ou da viagem com os amigos.

As vantagens do sedã

O modelo sedã é bastante popular, principalmente, entre famílias, já que normalmente traz bastante espaço. Em geral o auto é caracterizado por possuir uma carroceria divida em três partes: o cofre do motor, localizado na frente; a cabine para passageiros, no meio e o porta-malas na parte traseira. Os carros do tipo sedã podem ser divididos em três categorias principais:  compacto, médio e grande.

Porta-malas

O porta-malas espaçoso é uma das principais vantagens desse tipo de automóvel, cujo design mais longo agrada executivos, pais de família. Além disso, o sedã comporta acessórios como o kit de gás natural veicular (GNV) sem comprometer um grande espaço. Esse tipo de combustível é mais barato e muito utilizado por quem trabalha com transporte particular ou roda muitos quilômetros por dia, compensando a troca.

Preço

O sedã, geralmente, tem preço mais baixo que o SUV. Quanto mais espaçoso, melhor motor e design mais moderno ou luxuoso, maior o valor. 

Porém, é possível encontrar acessórios e itens de segurança por um preço melhor nos sedãs. As marcas oferecem teto solar elétrico e airbag de cortina mais em conta, o que, no final, faz diferença na hora de adquirir seu automóvel.

Desempenho

A direção do sedã proporciona um prazer maior ao motorista nas ruas e estradas pela esportividade. Ademais, esse modelo conta com uma maior aceleração e velocidade máxima, o que deixa a direção mais confortável e com a possibilidade de diminuir o tempo de deslocamento.

Na estrada, o veículo costuma ser mais econômico no consumo de combustível. Isso é explicado pelo seu design mais baixo e uma frente mais compacta, o que favorece a aerodinâmica. Ótima opção para encarar grandes distâncias.

A escolha entre sedã ou SUV

Não há um consenso sobre qual é a melhor opção. Como vimos, os dois tipos têm características diferentes. 

O mais importante é encontrar o automóvel, seja sedã ou SUV, mais adequado à sua realidade. 

Leve em conta: o orçamento disponível, a quantidade de pessoas na família e a forma de uso. Porém, o fundamental é comprar o carro dos seus sonhos e ficar satisfeito com a escolha!

Continue conosco. Sempre publicamos informações importantes em nosso Blog!