Se depender da Uber e da Embraer X, subsidiária da Embraer para negócios disruptivos, até 2023 teremos à disposição uma nova opção de transporte coletivo: o “carro voador”.
Segundo o presidente da unidade, Antonio Campello, será uma aeronave para ” as massas”, um modelo semelhante ao utilitário esportivo SUV.
As duas empresas trabalham em parceria para desenvolver projetos na área e ainda não há cronograma público para a apresentação da aeronave.
Não se sabe ainda se a empresa brasileira participará dos primeiros testes planejados pelo Uber para o ano que vem.
A americana revelou que fará testes com os veículos em 2020 nas cidades de Melbourne, na Austrália, e Dallas e Los Angeles, nos EUA.
São Paulo, que tem o maior número de viagens do aplicativo de transportes no mundo, estava cotada para receber o piloto, mas foi preterida.
Em janeiro, o governador João Doria (PSDB) chegou a receber uma equipe do Uber para falar sobre o projeto.
Além da Embraer, o Uber trabalha com companhias como Boeing e Bell para criar a nova forma de transporte, chamada tecnicamente de Evtol (veículo elétrico para pouso e decolagem verticais).
A previsão é de uso comercial a partir de 2023. SUV Segundo Campello, o projeto está em fase preliminar.
Como funcionará o carro voador
Como o veículo será elétrico e usará bateria recarregável, o custo de decolagem e aterrissagem deverá ser inferior ao de um helicóptero comum – a empresa não divulgou valores.
O design simples da aeronave, com peças fixas, deverá tornar sua manutenção mais barata.
“Estamos fazendo essa aeronave para muitas pessoas. Não é uma aeronave VIP, é para as massas. Vamos transportar milhares de pessoas”, disse Campello.
O carro voador deverá ser de fácil acesso e fazer o menor ruído possível, já que a ideia é que ele voe mais baixo que os helicópteros.
“Não adianta voar sobre o trânsito, mas demorar 15 minutos para entrar a bordo”, disse André Stein, diretor de estratégia.
Segundo Campello, grande parte do projeto está sendo feita no Brasil.
A Embraer X não foi incluída na venda de 80% da área comercial da empresa para a Boeing e as criações da companhia seguem independentes.
Já imaginou? Vamos aguardar por essa novidade!
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Fonte: Uol Carros