Existem momentos da vida em que precisamos de um empréstimo para impulsionar um negócio próprio ou reformar a casa, por exemplo. Seja lá qual for o motivo, claro que queremos encontrar uma oferta com taxas de juros mais baixas. Por este motivo, refinanciar seu veículo pode ser a escolha ideal, já que os juros deste tipo de empréstimo são até 3 vezes menores do que um empréstimo sem garantia, além de serem muito mais atraentes do que os juros do cheque especial e cartões de crédito. Isso acontece porque o banco ou financeira categoriza o refinanciamento de veículo como baixo risco de inadimplência. Mas, fique atento, se optar por ele, deve fazer um planejamento prévio e pagar as parcelas em dia! Confira nosso artigo e entenda como funciona o refinanciamento de veículo.

O que é o refinanciamento de veículo?

O refinanciamento de veículo é uma modalidade de empréstimo que pede a garantia de um bem. Neste modelo de negociação, o automóvel funciona como garantia de pagamento. Além de carros, os bens que podem ser refinanciados podem ser também um imóvel ou um terreno, mas isso é outra modalidade de contrato.

Como funciona o refinanciamento de veículo?

Para realizar esse tipo de empréstimo, a instituição financeira toma como base o preço do automóvel de acordo com a tabela FIPE.

No caso da Porto Seguro, por exemplo, o valor liberado pode ser de até 70% do valor do veículo que consta na tabela. São aceitos veículos de até 10 anos de existência.

Para solicitar o refinanciamento de veículo, você deve informar os documentos pessoais mais os do veículo, como também comprovante de residência. O financiamento é feito sempre em nome do proprietário do veículo. Pode acontecer ainda que a instituição financeira solicite alguns outros papéis, como extrato bancário e holerite, para fazer uma consulta de renda, o que em alguns casos pode melhorar ainda mais a taxa. É importante ressaltar que alguém que esteja com o nome negativado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa, dificilmente conseguirá a aprovação.

Caso as condições de negociação fiquem acertadas, o resto é fácil.
No caso da Porto Seguro, a vistoria do veículo pode ser feita por meio de um aplicativo, o que facilita bastante. A vistoria é necessária para constatar que o veículo está em boas condições, caso contrário o refinanciamento poderá ser negado. Todo o processo pode ser feito de forma digital por email, desde o envio dos documentos quanto a assinatura da proposta. Prático e seguro.

Posso financiar um veículo que não está quitado?

Depende muito de cada financeira, mas no caso da Porto Seguro você precisa ter o carro quitado.

Em qual nome fica o veículo durante o refinanciamento?

No caso do refinanciamento de veículo, o seu carro fica em alienação fiduciária. Isso significa que, no período em que o empréstimo durar ele fica em nome da instituição financeira, porém continua em sua posse direta.

Quais são as principais vantagens do refinanciamento de carro?

  • Um dos maiores atrativos para o refinanciamento de veículos é a sua baixa taxa de juros.

Como quem coloca um bem como garantia de pagamento tem menor risco de inadimplência na avaliação das instituições, conseguir melhores condições no empréstimo torna-se mais fácil. Parcelar por um período mais extenso, por exemplo, é uma das oportunidades que podem aparecer.

  • Coleta de documentos e assinatura por email

Para sua comodidade trabalhamos com a tramitação de documentos por email, inclusive a assinatura do contrato.

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o refinanciamento de veículo?
Peça uma cotação grátis!