Quebrando a complexidade da legislação do seguro e seus termos técnicos, em meias palavras, descomplicando o segurês…

A complexidade da legislação e os termos técnicos são grandes desafios para quem contrata e até para quem administra um seguro, seja de qualquer tipo e ramo, nesse artigo queremos quebrar essa barreira e trazer a você uma informação que será de grande importância quando for contratar qualquer tipo de seguro.

Essa tem sido a meta de grandes empresas de seguros, corretores nos últimos anos, a fim de fazer com que fique fácil o entendimento do consumidor ao receber seu contrato depois de adquirir um produto de seguros.

Em 2009 a Mapfre teve uma iniciativa de eliminar esses termos técnicos e jurídicos dos contratos utilizando uma linguagem mais clara aos seus clientes, em 2013 o grupo BB E MAPFRE, foi uma das grandes vencedoras da premiação anual da DMA com esse projeto, a associação internacional de marketing direto, maior organização independente do setor no mundo. A companhia recebeu o troféu de ouro na principal categoria de marketing direto da associação, a Personal Connections ECHO, e o de bronze em International ECHO Awards Winners – Insurance (Seguro).

Hoje o grupo MAPFRE tem dado andamento nesse projeto apresentando aos seus clientes uma forma mais simples de linguagem em seus seguros de Auto e Residência, inclusive levando até que ainda não faz parte de sua carteira de clientes a entender um pouco mais sobre esses produtos através de uma página personalizada criada para os segurados MAPFRE.

“Estamos muito honrados com estas premiações uma vez que o nosso GRUPO foi o primeiro do mercado segurador brasileiro a conquistar este mérito, o que contribui para solidificar a imagem do nosso setor entre as melhores empresas e associações de marketing globais”, comenta Marcos Ferreira, presidente de Auto, Seguros Gerais e Affinities do GRUPO BB E MAPFRE.

 

Agora vamos entender um pouco de como funciona seu seguro

Como um seguro é precificado?

O preço do seguro leva em consideração diversos fatores, tais como: o perfil do principal condutor, as coberturas contratadas e o bônus acumulado.

A análise do perfil do principal condutor considera idade, sexo, estado civil, os hábitos de uso do carro, entre outras.

 

Entendendo como funciona seu seguro, vamos traduzir alguns termos técnicos abaixo para você ver como é fácil entender seu seguro:

Saiba quem é quem entre as pessoas envolvidas no serviço do seguro, da contratação até a renovação.

 

  • Segurado: É a pessoa que contratou o seguro: você!

 

  • Seguradora: É a empresa seguradora contratada por você para proteger seu carro e assumir os riscos de incidentes previstos no contrato.

 

  • Corretor: É o consultor responsável por intermediar a relação entre você e a seguradora, da contratação do seguro até a renovação.

 

  • Terceiros: São as outras partes envolvidas em um incidente. Por exemplo: o carro de outra pessoa, um poste, um muro, qualquer bem físico, ocupantes do outro veículo e pedestres.

 

  • Oficina: É o local para conserto do seu carro. Algumas seguradoras  oferecem a você algumas Oficinas, com vantagens exclusivas, desconto na franquia e parcelamento.

 

  • Perito: É o profissional especializado para avaliar seu carro na contratação do seguro, verificar a situação do carro em caso de acidente, aprovar o conserto e esclarecer dúvidas técnicas.

 

  • Prestadores de serviços: São os profissionais capacitados para realizar os serviços disponibilizados pelo contrato de seguro.

 

  • Avarias:Termo empregado para falar dos danos/estragos ao bem que está segurado (Automóvel, residência, carga, mercadoria, etc…).

 

  • Apólice: Documento que formaliza o contrato de seguros estabelecendo os direitos e obrigações da sociedade seguradora e do segurado descriminando as garantias contratadas.

 

  • Início de vigência: Data a partir da qual as coberturas de risco propostas serão garantidas pela sociedade seguradora. (Resolução CNSP 117/04).

 

  • Sinistro: Um dano sofrido ou causado pelo bem segurado.

 

  • Aviso de Sinistro: É quando você entra em contato com a seguradora para avisar sobre algum dano sofrido.

 

  • Beneficiário: É a pessoa física ou jurídica que é beneficiada pela indenização em caso de sinistro.

 

  • Bônus É o desconto oferecido ao cliente no momento da renovação do contrato, quando o seguro não é utilizado naquele ano. As condições são estabelecidas por cada seguradora, mas pertencem ao segurado, caso ele troque de seguradora, esse bônus o acompanhará.

 

  • Cancelamento de Apólice: É a dissolução antecipada do contrato de seguro, podendo ser de comum acordo, ocorrendo o pagamento da apólice ao segurado ou o não pagamento das parcelas mencionadas na apólice por parte do segurado.

 

  • Endosso: É um documento que promove alterações no contrato de seguro vigente. A modificação, alteração ou correção.

 

Agora ficou um puco mais descomplicado os termos de seu seguro não é?

Damos uma dica à você:

Sempre questione quando tiver dúvidas ao contratar seu seguro, não esqueça que a veracidade das informações é que lhe garante  as coberturas do seu bem segurado.