Janeiro branco põe saúde mental em foco
Ainda vista com certo preconceito e cercada de tabus, a área da Saúde Mental ganha holofotes neste mês com a campanha Janeiro Branco.
Em sua sexta edição, a campanha chega em boa hora, uma vez que doenças mentais como Depressão, Ansiedade e outras acometem um número cada vez maior de pessoas no mundo.
Pesquisas da organização Mundial de saúde (OMS) apontam a Depressão como a doença do século, com projeção de que em 2020 seja a principal causa de incapacidade do mundo.
Portanto, o futuro se mostra… Negro, em se tratando de saúde mental. Hoje, no Brasil, quase 6% da população sofre deste Transtorno, responsável pelo afastamento de 75,3 mil trabalhadores, segundo dados da Previdência Social de 2017.
Saúde mental requer atenção
Citamos até agora apenas uma doença por ser a que mais tem crescido, porém há diversos transtornos como a Ansiedade, Síndrome do Pânico, Fobias, Déficit de Atenção e Hiperatividade, Esquizofrenia e outros.
Todos comprometendo a vida social, familiar e profissional de seu portador.
O Janeiro Branco vem justamente clarear nossas mentes, informando que, apesar de diagnóstico não tão simples como no caso de doenças físicas, as doenças da mente precisam ser diagnosticadas e tratadas.
Procurar ajuda de psicólogos e psiquiatras é um passo importante. A maioria das pessoas ainda tem preconceito quanto a recorrer a tais profissionais, participar de terapias ou utilizar medicamentos de tarja preta.
Diagnosticar e tratar é o remédio.