A Porto Seguro, vencedora do Prêmio DCI – Empresas Mais Admiradas na categoria Seguros, vive um período de recuperação em 2013. Depois de resultados abaixo do esperado no ano passado, a seguradora voltou a apresentar crescimento em seus lucros e também na venda de produtos. Para os próximos períodos, a companhia aposta não só na diversificação de opções aos clientes, mas também em novas formas de distribuição.
A história da Porto Seguro iniciou em 1945, quando começou a vender seguros na cidade de São Paulo. Naquela época, a companhia era muito pequena, posicionada como a 44ª companhia de seguros no Brasil e composta por apenas 25 funcionários. Atualmente, é a 4ª maior companhia seguradora do Brasil e líder no segmento de automóvel e residência. Conta com uma estrutura operacional e de distribuição de cerca de 14 mil funcionários, 118 filiais e 5 mil agências bancárias do Itaú espalhadas por todo o País, além de aproximadamente 25 mil corretores independentes e 13 mil prestadores de serviço, com contrato de exclusividade.
Para continuar nessa trajetória de crescimento, Fábio Luchetti, presidente da Porto Seguro, recentemente ressaltou a importância de contar com cada vez mais canais de venda e de atendimento. “O consumidor está cada vez mais multicanal. Na soma das empresas do grupo, temos mais de 25 milhões de atendimentos por ano.
Mesmo com outros canais, o telefone não para de crescer. Com os corretores não é diferente. Quando ocorre o sinistro o cliente quer falar, ser ouvido. Por isso temos de tomar cuidado para não trocar o canal apenas pela tendência. O conceito de multiplicidade de canais é que o consumidor tem que escolher como quer ser atendido – pode ser telefone, e-mail, internet, chat. É importante reforçar que nada substituirá o relacionamento, pois é o meio pelo qual se estabelece confiança”.
Ele lembra também a importância do corretor, e até mesmo de sites que comparam preços de seguros. “Sabemos que o canal corretor representa 90% do mercado brasileiro e os sites de comparação de preços nem 0,10% do mercado. Mas incomodam”, disse Luchetti. Ele explicou que os mercados com foco em serviços “constituem um ambiente no qual distribuição via corretor tem maior condição de se desenvolver”. Isso, porque mercados com foco em serviços valorizam o contato pessoal, que é importante para a venda de serviços completos.
Os números mostram que a mudança de estratégia tem dado resultado. O lucro líquido da Porto Seguro no terceiro trimestre foi de R$ 174,8 milhões, um crescimento de 12,1% em relação ao mesmo período de 2012. Já de janeiro a setembro a seguradora apresentou ganhos de R$ 472,5 milhões, um avanço de 9,8% em relação ao ano passado.
No terceiro trimestre, e também nos nove primeiros meses do ano, os resultados operacionais apresentaram expressiva melhora. O resultado operacional de seguros cresceu 127%, ou R$ 54 milhões no terceiro trimestre, e 255% no acumulado do ano. “As receitas totais cresceram 18% no trimestre e continuamos a expandir, tanto nos demais ramos de seguros quanto em outros negócios, buscando estratégias sinérgicas e diferenciadas”, ressalta a seguradora, em comunicado.
Os prêmios auferidos evoluíram 22% no trimestre e 20% nos nove primeiros meses do ano, devido, principalmente, ao crescimento dos produtos de automóvel. A empresa destaca que as três marcas de seguros nesse segmento, — Azul, Itaú e Porto — registraram aumento de prêmios no trimestre de 31%, 27% e 21%, respectivamente. O número de veículos segurados aumentou, sobretudo fora da Região Sudeste, ratificando a estratégia de expansão geográfica.