O Aplicativo do Detran trás benefícios e facilidade para resolver situações burocráticas que antes demandavam mais tempo e esforço das pessoas. Um bom exemplo disso é as ações relacionadas ao Detran dos estados, como solicitar segunda via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), indicar condutor para uma infração, entre outros. Para tornar a resolução de assuntos como esses mais fácil, existe o aplicativo do Detran.

O Detran de São Paulo possui um aplicativo desde 2015 e só em 2018, foram mais de 115 milhões de serviços realizados pelo aplicativo do detran de são paulo, números que só crescem. Sendo assim, vamos falar sobre as principais funções disponíveis no Aplicativo do Detran departamento de trânsito paulista.

Principais Funcionalidades Aplicativo do Detran

Aplicativo do Detran
Aplicativo do Detran

1 – Solicitar segunda via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Com o aplicativo do Detran, é possível realizar essa solicitação online da Carteira Nacional de Habilitação.

Basta clicar na opção “Pedir 2ª via da CNH”, que encontra-se logo no meio da tela inicial do App Detran. logo após, é necessário informar a categoria da sua habilitação, data de nascimento, CEP do endereço, número da residência, telefone celular e e-mail. Após isso, é preciso clicar em avançar e seguir os procedimentos solicitados no aplicativo.

2 – Consultar pontos e outras informações da sua CNH

Uma das funções mais utilizadas pelas pessoas no aplicativo do Detran de São Paulo é a consulta de pontos na carteira de habilitação. Logo que o login é feito pelo usuário, na parte do meio da tela inicial está disponível o botão “Pontos na CNH”.

Além de verificar a pontuação, o condutor pode identificar quais foram as infrações cometidas e em quais datas, além de saber se são passíveis de recorrer e até mesmo indicar um condutor. O usuário também tem à sua disposição a pesquisa de veículos para saber se já foi roubado ou furtado, além de consultar se o carro possui débitos, restrições, a data do último licenciamento, entre outras informações.

3 – Confirmar autenticidade da CNH e origem de peças usadas

Uma das principais funções do aplicativo do Detran é a pesquisa de peças usadas no veículo. Dessa forma, você pode confirmar se os componentes que adquiriu ou que serão colocados no veículo são de origem legal.

Para fazer a pesquisa basta clicar na opção “Pesquisa de peças usadas”, clicar no meio da tela e escanear o código de barras da peça. Se ela for legal, uma página com os dados cadastrados será aberta.

Também é possível confirmar a autenticidade da CNH perante o Detran-SP. Nesse caso, é preciso clicar em “Autenticidade da CNH”, que está na parte inferior da tela. Para pesquisar a própria carteira, você deve clicar em “Minha CNH” e depois em “Consultar”. No aplicativo do Detran ainda é possível verificar a habilitação de um terceiro, é necessário clicar em “Outra CNH” e preencher as informações solicitadas no aplicativo.

4 – Receber notificação de multa, aviso de renovação da CNH e licenciamento

Um dos principais benefícios de ter o aplicativo do Detran instalado no seu celular é a opção de receber notificação do recebimento de multas. Caso queira, pode permitir que sejam enviados push, que são notificações que aparecem na tela do seu celular quando há alguma novidade. Neste caso, se for autuado por alguma infração de trânsito, receberá o alerta via App Detran.

O aplicativo também envia alertas em outras situações como quando está na hora de renovar a carteira de habilitação.

Veja também:
Saiba como cadastrar a CNH digital e quais são as funções do aplicativo

Como baixar aplicativo do detran

Para baixar o App do Detran na loja de aplicativos do seu celular. Caso seu smartphone use o sistema iOS, baixe o aplicativo do Detran SP na App Store. Já se o seu dispositivo funcionar com Android, o download deve ser realizado no Google Play.

Após baixar você precisará fazer o seu cadastro. Basta utilizar o seu CPF e número da CNH. Feito o cadastro, você pode utilizar todas as funções que o aplicativo também oferece.

Simule seu Seguro Auto com a Jorge Couri Seguros

Somos uma das melhores corretoras de seguros do Brasil e trabalhamos com mais de 15 seguradoras, que estão entre as principais do País. Dessa forma, conseguimos oferecer a proposta mais adequada ao seu perfil.

Para cotar o seu Seguro Auto agora, basta preencher o formulário em nosso site clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 11 2081-7000 e fale diretamente com um consultor.

Cote Seguro de Carro Grátis