O seguro de fiança locatícia para aluguel substitui o fiador e garante ao proprietário do imóvel o recebimento dos aluguéis e encargos vencidos e não pagos pelo inquilino. Este seguro dá agilidade na aprovação da proposta do aluguel. Neste artigo, iremos responder dúvidas frequentes, seguro fiança como funciona? confira o artigo a baixo:

O seguro fiança aluguel é regulado por normas específicas, encontradas na Lei do Inquilinato que define e limita as garantias de locação. As regras gerais do seguro fiança para aluguel foram estabelecidas pela Resolução nº 202, de 2008, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Entre os principais atributos do seguro está a proibição de um mesmo contrato de locação ter mais de um seguro desse tipo. O prazo de vigência das garantias do seguro também determina que seja o mesmo do contrato de locação. Quem paga o seguro de fiança é o inquilino, seja ele pessoa física ou jurídica.

Para entender como funciona o seguro de fiança locatícia para aluguel, Continue a leitura.

Como funciona o seguro de fiança locatícia para aluguel?

Como funciona o seguro de fiança locatícia para aluguel?
Como funciona o seguro de fiança locatícia para aluguel?

O seguro fiança é uma garantia contratada pelo locatário para dar segurança ao proprietário do imóvel. Dessa forma, ele substitui outros tipos de garantia, como o caução ou o fiador.

Quanto custa um seguro fiança de aluguel?

O valor a ser pago pelo seguro fiança depende das taxas oferecidas por cada seguradora e também da cobertura escolhida. Normalmente, o valor costuma ficar em um intervalo de uma a duas vezes o preço do aluguel mensal. Em algumas seguradoras, é possível parcelar o valor total a ser pago (de acordo com o número de meses de duração do contrato de aluguel ou a cada 12 meses).

Vigência do Seguro

A vigência do seguro depende de cada contrato. Ele pode durar por todo o período de locação mas, normalmente, é preciso renová-lo depois de determinado tempo.

Cobertura básica do seguro fiança

A principal obrigação prevista no seguro fiança é garantir ao proprietário do imóvel o recebimento do aluguel e os encargos legais, em caso de inadimplência do inquilino.

Portanto, a cobertura básica cobre aluguel + encargos. Esses encargos são, por exemplo: condomínio, luz, água, IPTU.

Cobertura adicional do seguro fiança

É opção do proprietário querer ou não uma cobertura adicional do seguro fiança no contrato de locação. E, como alugar um imóvel não implica somente no pagamento do aluguel e encargos legais, a cobertura adicional inclui outras categorias, como por exemplo: pintura, danos ao imóvel e multa rescisória.

Que tal saber mais sobre como funciona o seguro de fiança locatícia para aluguel?! Continue a leitura.

Para quem o seguro fiança é indicado?

O seguro de fiança locatícia pode ser contratado para aluguéis de imóveis urbanos residenciais, comerciais, não residenciais e etc. O seguro fiança aluguel dispensa a necessidade do inquilino ter que buscar um fiador e também evita que o candidato ao imóvel diminua suas economias para reunir dinheiro equivalente a três ou mais meses de aluguel, no caso de que seja necessário fazer depósito (caução) como garantia para o locatário do imóvel.

No entanto, não dispensa o inquilino inadimplente de pagar o que deve. A seguradora, que pagou o aluguel e encargos para o dono do imóvel (segurado), vai buscar o reembolso do total que gastou, cobrando a dívida do inquilino inadimplente. A cobrança poderá ser judicial, inclusive.

Além da cobertura básica com o valor do aluguel e algumas taxas referentes ao imóvel, o prêmio da apólice de um seguro fiança também pode ser usado para cobrir eventuais danos que o locatário tenha causado ao local.

E algumas seguradoras também oferecem, benefícios extras, tais como assistência 24 horas em serviços de reparos ou chaveiro.

Veja também:
Entenda quando o seguro fiança é devolvido?
Seguro residencial contra incêndio

O que é preciso para fazer um seguro fiança?

Quando o proprietário e o locatário do imóvel fazem a opção pelo seguro fiança, basta entregar os documentos necessários para a contratação do serviço com a seguradora. Em geral, a documentação solicitada ao inquilino costuma incluir:

  1. 1 – Carteira de identidade e CPF;
  2. 2 – Comprovante de renda;
  3. 3 – Comprovação de endereço.

Porque fazer o seguro fiança para aluguel é um bom negócio?

Um negócio só é bom quando atende aos interesses de todas as partes. No caso do seguro de fiança locatícia, tanto inquilinos como proprietários e imobiliárias têm vantagens.

Posso fazer o seguro de fiança locatícia com o nome sujo?

A proposta do seguro fiança locatícia pode não ser aprovada se o candidato tiver, o nome sujo inscrito em instituição de proteção ao crédito, como por exemplo, o SPC e Serasa. Outro motivo de recusa é quando a seguradora avalia que o futuro inquilino não tem capacidade de pagar o aluguel. A avaliação da seguradora sobre o cadastro do inquilino se assemelha à realizada por instituições de crédito.

Renda necessária para aprovação do cadastro do seguro fiança como funciona?

Geralmente o candidato para alugar o imóvel deve comprovar renda mensal equivalente a três vezes o valor do aluguel. É comum as seguradoras aceitarem composição de renda de até três pessoas que venham ou não a morar no imóvel.

Principais vantagens do seguro fiança para o inquilino

O principal benefício do seguro fiança para o locatário é a dispensa com relação ao fiador. Afinal, esse costuma ser um empecilho relevante na hora de alugar um imóvel, já que pedir para que outra pessoa se responsabilize pelo risco de inadimplência é algo constrangedor em muitos casos. Optar por esse seguro também dar vantagens como:

  • Mais agilidade na aprovação do contrato.
  • Evita o desembolso imediato da caução (depósito equivalente a três vezes o valor mensal do aluguel).
  • Pagamento facilitado podendo ser parcelado.
  • Descontos progressivos nas renovações do seguro.
  • Algumas seguradoras oferecem coberturas extras para o inquilino, como descontos em transportadoras para a mudança e serviços de assistência 24h, como pequenos reparos e limpeza de caixa d’água, entre outros Vantagens para o proprietário
  • Mais rapidez no recebimento do aluguel do imóvel garantido pelo seguro, no caso de atraso ou inadimplência do inquilino, sem precisar esperar a conclusão de eventuais processos judiciais.
  • Efetiva garantia da locação até o término do contrato, com a certeza de que vai receber o aluguel e encargos, caso o inquilino não pague.
  • Eliminação do risco de fiadores profissionais.
  • Coberturas adicionais de danos físicos ao imóvel, multa por rescisão contratual e pintura completa do imóvel, entre outras.
  • Possibilidade de assistência jurídica da seguradora.

Vantagens do seguro fiança locatícia para a imobiliária

  • Dispensa a análise de cadastro, que passa a ser feita pela seguradora. Isso também elimina o risco que a imobiliária assume ao aprovar o cadastro.
  • Vários corretores de seguros especializados no ramo já executam o trabalho de atendimento ao candidato a inquilino, com preenchimento de ficha cadastral, coleta de documentos e envio da
  • documentação e análise à seguradora. Ao assumir esse trabalho, a seguradora elimina o custo que a imobiliária teria ao realizá-lo.
  • Possibilidade de assistência jurídica da seguradora, caso seja necessário.
  • A certeza do recebimento do aluguel garante a regularidade no recebimento da taxa de administração do imóvel.

Agora você sabe o que é Seguro fiança como funciona, pode analisar se essa é uma boa alternativa para alugar um imóvel.

Porque fazer o seguro fiança com a Jorge Couri Seguros?

Garanta a sua tranquilidade, faça uma simulação do seu Seguro Fiança com a Jorge Couri Seguros. Afinal, somos uma das melhores e mais tradicionais corretora de seguros do Brasil e trabalhamos com as principais seguradoras do País.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 11 2081-7000 e fale diretamente com nossos consultores.

Cotar seguro fiança

Reader Interactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Como posso te ajudar?

×