Preparamos este material para esclarecer algumas das principais dúvidas o que é sinistro no documento do veículo. Além disso, vamos falar sobre como funciona o seguro de carro se houver sinistro, como fazer um seguro de carro sinistrado e muito mais.

Todos que tem carro estão sujeito a se envolver em algum acidente ou ter seu bem furtado. Diante disso, é importante ter um seguro que cubra os custos no caso de imprevistos. Para cotar o seu seguro de carro com a Jorge Couri Seguros é muito simples: basta preencher o formulário online clicando no botão abaixo. Nós também atendemos pelo número 11 2081-7000.

Cotar seguro auto

Continuando a explicação de sinistro no documento do veículo, veja os tópicos abaixo e, se ainda assim restar dúvidas, entre em contato com a gente por meio da caixa de comentários abaixo.

O que é um carro sinistrado?

sinistro no documento
imagem freepik

O Sinistro é o acontecimento de todo evento que tem cobertura no seguro contratado e encontre-se especificado na apólice. O termo carro sinistrado é usado para se referir a um veículo que sofreu perda total ou foi roubado e o proprietário teve que acionar o seguro. Nessas circunstâncias, a seguradora paga o valor equivalente ao carro, e fica com o veículo sinistrado (no caso de roubo, se ele for encontrado), frequentemente vai para pátios do Detran para ser leiloado.

Quando a seguradora pagar o prêmio ao segurado já faz com que aquele veículo seja considerado um carro sinistrado. Nessas circunstâncias, fica registrado sinistro no documento do automóvel, indicando que esse é um carro sinistrado, o que faz com que ele perca valor de mercado, e o proprietário encontre dificuldades em contratar um seguro.

Classificação de sinistro no documento

No total, são 3 tipos de classificação de sinistro baseados em danos:

  • Danos de pequena monta:
    É quando o carro sofre danos que prejudicam peças mecânicas e estruturais, que quando substituídas ou recuperadas, permitem que o veículo volte à funcionar normalmente. Esse sinistro normalmente não é indicado no documento do carro.
  • Danos de média monta:
    É quando o veículo sofre um evento de sinistro e tem os seus componentes mecânicos e estruturais danificados, onde envolve a substituição de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante, que reparados, permitem o normal funcionamento do veículo. Nesse caso o sinistro fica registrado no documento.
  • Danos de grande monta:
    O sinistro no documento é registrado também nesse caso quando o veículo tem perda total, em que o custo do conserto chega a 75% do valor do prêmio.

Como saber se um veículo é sinistrado, apenas pelo número da placa?

No site da Olho no Carro, que é uma empresa parceira especializada em consultas veiculares, você pode saber se um veículo tem indício de sinistro, além de muitas outras informações. Para isso, basta escolher entre essas três consultas:

  • Consulta de Leilão – Retorna informações sobre passagem por leilão, sinistro, restrições e impedimentos.
  • Consulta Veículo Básica – Retorna informações relevantes sobre o veículo como dados cadastrais, leilão, sinistro, aceitação em seguros e risco de comercialização.
  • Consulta Veículo Completa – É a melhor opção de consulta, pois retorna o histórico completo do veículo: dados cadastrais, restrições e impedimentos, sinistro, roubo e furto, leilão, gravame, recall, precificador, gráfico de variação de preço do veículo e muito mais!

É possível fazer seguro de veículo sinistrado?

Sim, nos casos em que é classificado danos de pequena monta, o condutor consegue renovar ou fazer um novo seguro. Vale lembrar que o serão levados em consideração os danos, incluindo a quantidade de vezes que o seguro foi acionado. Deste modo, provavelmente o valor do seguro seja mais alto.

Para os casos onde o veículo sinistrado é classificado danos de média e grande monta, é recomendado submetê-los a testes no INMETRO após o conserto, com finalidade de garantir que o veículo esteja seguro para voltar às ruas. a partir deste momento, a informação de veículo sinistrado é substituída pelo número do Certificado de Segurança Veicular (CSV) no documento do automóvel.

Apesar disso, algumas seguradoras podem se recusam a fazer o seguro em veículos com sinistro no documento de média e grande monta, como consequência, por terem passado por muitos reparos.

Portanto, é possível sim fazer seguro de carro sinistrado, contudo vai depender muito da seguradora escolhida, e da avaliação que ela vai fazer do sinistro e do perfil do condutor.

Tem um carro sinistrado? Faça a cotação do seu seguro auto aqui na Jorge Couri Seguros e saiba qual o valor do serviço para o seu perfil.