O seguro auto popular é uma das opção mais baratas atualmente, o seguro é voltado para carros mais velhos e que pode custar até 35% menos do que um seguro de automóvel convencional. Todos que tem um carro mais antigo, sabe que o seguro auto costuma ser bem mais caro.

Gostou do seguro popular automóvel? Continue a leitura e saiba O que é e como funciona o seguro auto popular, quais são as suas vantagens e para quem ele é indicado! Confira.

O que é seguro popular?

O seguro auto popular é uma modalidade de seguro automotivo com preço mais baixo. Feito com o intuito de oferecer as coberturas e serviços essenciais de um seguro, por um preço mais barato. O que torna o seguro popular mais acessível é o uso de peças automobilísticas usadas provenientes de desmanches regularizados e/ou o uso de peças genéricas novas, que possuam as mesmas especificações da peça original. Entretanto, itens de segurança como freios, suspensão, amortecedores e pneus devem ser trocados por peças originais.

O seguro auto popular foi aprovado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e lançado no mercado brasileiro, em abril de 2016, como uma alternativa mais em conta para donos de carros com mais de 5 anos de uso.

O seguro de carro popular cobre roubo, furto e danos causados ao veículo por colisão total e parcial, mas ele tem uma indenização inferior ao tradicional. Ao invés de 100%, ele oferece em torno de 80% a 90% da Tabela Fipe. Este tipo de seguro mais barato também conta com assistência 24 horas: guincho, pane mecânica e outras coberturas adicionais. Você pode adicionar as coberturas extras separadamente.

Como funciona o seguro auto popular?

O seguro auto popular funciona de forma bem similar ao seguro auto compreensivo. Ele vai ter cobertura para colisão, incêndio e roubo/furto, porém a mudança ocorre em caso de reparo do veículo. Se você bater o carro e sofrer um sinistro parcial, as seguradoras podem utilizar peças de desmanches autorizados para realizar o reparo.

A respeito da qualidade das peças, a fiscalização é realizada através da supervisão dos Detrans de cada estado. E existe uma série de regras e documentações para garantir a sua qualidade e procedência. Todas as empresas de desmanche oficiais serão fiscalizadas e deverão cumprir com requisitos mínimos para operar como fornecedora.

Mais informações sobre regulamentação acesse:
Como funciona essa opção de seguro

Quem pode contratar o seguro popular automóvel?

Na maioria dos casos, o seguro popular automóvel pode ser contratado em todo país para veículos desde 0km até 25 anos de uso. Porém, algumas seguradoras podem colocar exigências. Que, geralmente, costumam ser: o carro precisa ter mais de 5 anos de uso e custar até determinado valor. As exigências variam de acordo com cada empresa.

Isso ocorre, porque o objetivo das seguradoras de veículos é atender consumidores que não tinham o costume de contratar esse serviço por conta do seu alto valor. E como a porcentagem de pessoas que compram um carro zero e fazem seguro é maior, algumas seguradoras acabam colocando essa restrição.

Qual a vantagem de ter um seguro auto popular?

Definitivamente, o preço é o maior atrativo para quem contrata esse tipo de serviço. O seguro popular pode custar até 30% mais barato que o seguro de carro tradicional, se o cliente optar pelo uso de oficinas credenciadas. E, por conta disso, o produto vem ganhando mercado no Brasil e caindo na preferência dos motoristas.

Faça seu seguro auto online e economize!

Você sabia que contratando o seu seguro automotivo através da internet você pode economizar ainda mais?

Para fazer uma cotação, entre em contato com a Jorge Couri Seguros, uma das melhores e mais tradicionais corretoras de seguros do Brasil. Trabalhamos com mais de 15 seguradoras do mercado para oferecer o seguro ideal pra você. Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar para o Telefone/WhatsApp 11 2081-7000 e falar diretamente com um consultor.

Cotar seguro auto