São muitos os fatores que podem influenciar o preço de um seguro barato ou mais elevado. É fundamental que o proprietário do carro saiba quais são esses fatores para economizar no seguro do seu veículo. Alguns deles como idade do condutor, modelo do veículo, sexo, local onde o motorista mora e por onde ele mais transita são alguns dos elementos preponderantes para o cálculo do valor.

Todas as informações são importante, ainda mais para um país que apresenta um carro roubado por minuto. Ou seja, mesmo o motorista sendo extremamente prudente, mas está, em algum nível, exposto a certos riscos. No caso destas informações, não há o que o segurado possa fazer para modificar o preço. Entretanto, existem algumas decisões que podem contribuir para deixar o seguro barato. Confira a seguir alguns fatores que fazem com que o seguro fique mais barato.

Cote Seguro de Carro Grátis

Confira nossas 5 dicas de como deixar seu seguro barato

Seguro Barato
Foto: Snowing / Freepik

  1. 1. Não deixe o carro na rua

Certamente deixar o carro na rua é muito perigoso por diversos aspectos. Pois ele está mais exposto aos riscos e, com isso o seguro fica com o preço mais elevado. O fato é simples: é mais fácil que um sinistro ocorra a um carro na rua do que dentro de uma garagem, por exemplo.

Quando o veículo fica na rua é um alvo bem mais fácil para os ladrões, por exemplo. Além disso, o automóvel fica mais exposto a possibilidades de avarias, como batidas, quebra de retrovisores e até mesmo desastres naturais.

Imagine, por exemplo, que o carro passe a noite na rua e, devido a uma tempestade, caia uma árvore em cima dele, causando danos. Se o carro estivesse em uma garagem ou estacionamento, as chances de um sinistro como esse ocorrer seriam bem improváveis.

Por esse motivo é importante abrigar o automóvel e sinalize este fato para a seguradora. Mesmo que não tenha uma garagem no seu prédio ou casa, a dica é deixar em um estacionamento.

  1. 2. Seja um motorista prudente e responsável no volante

Uma das primeiras informações que a seguradora analisa para calcular o preço do seguro é se o motorista já sofreu algum sinistro anteriormente. Por exemplo, se houver muitas colisões no histórico do condutor, considera-se que o risco de acontecer novos eventos como esse é maior.

Muitas outras surpresas desagradáveis poderão estar reservadas no trânsito, e a direção defensiva é o antídoto para combater ou minimizar os riscos de um futuro aborrecimento. Cortesia e prudência ajudarão a lidar com os imprevistos.

Por isso é importante lembrar-se de que dirigir de maneira agressiva e descontrolada não vai colocar apenas a vida do motorista em risco, mas também dos possíveis outros passageiros, de pedestres e outros condutores. A verdade é que se o condutor não possui histórico de sinistros poderá ter um valor de seguro barato.

  1. 3. Instale rastreador no veículo

O rastreamento veicular é uma alternativa de proteção que vem ganhando força por conta de sua eficiência no monitoramento do carro e, principalmente, pelo preço acessível. Ter rastreadores faz com que a ação de criminosos seja dificultada deixando assim o seguro barato. Isso ocorre porque as seguradoras entendem que se um veículo possui um rastreador ou mais desses equipamentos, a chance dele ser recuperado, em caso de roubo ou furto, será muito maior do que se ele não tiver.

De todos os aparelhos, o rastreador é o que possui tecnologia mais avançada e tem maior precisão na localização em tempo real. Dessa forma, as autoridades têm mais facilidade para encontrar o carro após ter sido levado por ladrões. Por isso, fazer um seguro com rastreador pode diminuir o preço da apólice.

  1. 4. Verifique se o carro é visado para roubo e furto

Se o seu carro tiver o IVR (Índice de Veículos Roubados) alto certamente o valor do seguro será mais elevado. Sendo assim quando for comprar um carro, é importante se atentar ao IVR do veículo para saber se o modelo é muito visado por criminosos. Por exemplo os carros com IVR mais altos são assim por conta do mercado de peças ou por sua facilidade de revenda.

Veículos que são visados e, por isso, apresentam um índice de roubo e furto elevado possuem, consequentemente, mais riscos de serem levados por criminosos. Todas as seguradoras levam essa informação em consideração na hora de calcular o prêmio. Ou seja: carro menos visado por ladrões possui mais chances de ter o seguro barato.

  1. 5. Escolha apenas coberturas necessárias

Quando for contratar o seguro para o seu carro, precisa estar atento às coberturas necessárias de acordo com o seu perfil. Isso porque deixar de incluir proteções importantes pode significar seguro barato no momento, mas sair caro lá na frente. Por exemplo, se o motorista deixou de contratar guincho na sua apólice, mas durante o ano precisou deste serviço. Só o que será gasto nesse momento já faz com que a suposta economia anterior seja perdida.

É importante ter o cuidado de acrescentar as coberturas que fazem sentido às necessidades do motorista. Por isso, é essencial contar com uma corretora, como a Jorge Couri Seguros, que oferece todo o suporte para que o seguro seja personalizado de acordo com cada cliente e sua respectiva necessidade.

Contrate Seguro de Carro com a Jorge Couri Seguros

Após ficar por dentro das principais dicas para ter um seguro barato, você já pode contratar a proteção para o seu veículo com a Jorge Couri Corretora de Seguros. Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado e contamos com profissionais capacitados, que detalham todos os pontos que você precisa saber.

Para cotar com a Jorge Couri Seguros é muito simples. Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para o número 11 2081-7000 e fale com um de nossos consultores.

Cotar seguro auto