O seguro de carro é um contrato feito entre o segurador e o condutor do automóvel, em que o segurado paga uma taxa que garante que ele terá cobertura para possíveis prejuízos ao veículo previstos na apólice, como roubo e furto, por exemplo.
Uma das primeiras preocupações quando compramos um veiculo é em relação à contratação do seguro. Por mais que este tipo de seguro seja popular, sua contratação ainda gera muitas dúvidas.
Pensando nisso, preparamos este artigo com todas as informações de como funciona o seguro de carros.
O que é apólice de um seguro de carros?
Apólice é basicamente um contrato de seguro. Através dela que o segurado repassa ao segurador a responsabilidade sobre os prejuízos que possam acontecer com o veículo. Na apólice se encontra as condições e cláusulas, especiais e particulares do contrato. Também estão as coberturas adicionais, valor do seguro, forma de pagamento e demais dados referente ao contrato de seguro.
O que é um sinistro de carro?
O sinistro de carro é uma ocorrência de todo evento em que o bem segurado sofre acidente ou prejuízo material. O sinistro de carro também pode ser considerado como Parcial ou Integral.
- Sinistro Perda Parcial: Seria quando ocorre por exemplo uma colisão, alagamento ou Incêndio e é efetuado o reparo do veículo.
- Sinistro Integral: Seria por exemplo quando o veículo é roubado e a seguradora indeniza o valor total do carro.
O que fazer em caso de sinistro?

Quando acontece uma batida de carro, com perda parcial ou total, o segurado deve acionar a seguradora, que vai fazer uma avaliação e arcar com os custos previstos no contrato. Caso o acidente tenha vítimas, é preciso aguardar a chegada da polícia no local e fazer um boletim de ocorrência (BO).
Se o carro tiver conserto, o segurado paga o valor da franquia estabelecida no contrato e a seguradora arca com o restante dos custos. Já se a perda for total, não há pagamento da franquia, e a seguradora paga o valor relativo ao carro, que foi acordado em contrato.
Se houver roubo ou furto, o procedimento deve ser o mesmo. Acionando a seguradora, é possível receber o valor estabelecido na apólice para essas situações. Basta apresentar os documentos requeridos, como boletim de ocorrência, documentos pessoais e do carro.
Contratação de seguro auto
Muitos motoristas sabem que no trânsito a segurança vem em primeiro lugar. Para isso, além de manter todas as lanternas funcionando normalmente, contratar o seguro também é essencial.
O seguro auto é o principal produto para garantir a tranquilidade dos proprietários em casos de sinistros que não podemos prever quando acontecerão, como roubo e furto ou colisão com terceiros.
Para fazer uma cotação, conte conosco da Jorge Couri Seguros. Afinal, trabalhamos com mais de 14 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 11 2081-7000 e fale diretamente com um consultor.
Como funciona o pagamento do seguro de carro?
O seguro auto geralmente é pago por meio de boleto bancário, enviado junto com a apólice. Mas também existem outras possibilidades como pagamento com cartão de crédito ou débito em conta.
Como renovar o seguro auto?
As Corretoras costumam entrar em contato com seus clientes um pouco antes do vencimento do seguro para renovar o contrato, o que acontece uma vez por ano.
Geralmente, basta confirmar os dados para receber a nova apólice. Caso queira mudar de seguradora, é preciso informar a sua corretora que não deseja continuar com os serviços da atual seguradora e contatar outra.
Pronto, agora você já sabe como funciona o seguro de carros. Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!