A HDI Seguros alcança a marca de um milhão e meio de veículos segurados no Brasil. No último ano, a empresa cresceu 25,6% em prêmios emitidos, ante um crescimento do mercado de seguros de 12,2%. Entre as cinco maiores seguradoras de automóveis do País, a companhia tem como principais estratégias de negócios o foco nos segmentos de auto e residência e a qualidade no relacionamento com clientes e corretores.

Um dos responsáveis pelo salto significativo na venda de apólices no último ano foi o produto HDI Duo, que une seguro auto e residência e foi lançado em novembro de 2012. O Duo tem coberturas automotivas personalizáveis e assistência domiciliar premium, que inclui serviços como remoção de entulho. Já para manter a carteira de clientes, a seguradora investe na agilidade e eficiência no atendimento de sinistros. Além de possuir 45 Centrais Bate-Pronto, nas quais os segurados são atendidos e liberados em até 30 minutos, em casos de perda parcial ou total, a empresa lançou em fevereiro deste ano as unidades móveis. “Temos hoje três Bate-Pronto móveis, que posicionamos de forma estratégica, como em locais com mais demanda durante feriados prolongados, por exemplo. Nossa intenção é ampliar ainda esse número”, afirma Flávio Rodrigues, vice-presidente comercial da companhia.

Outro fator preponderante na conquista de mercado, de acordo Rodrigues, é a relação com os corretores. “Somos pioneiros na implementação de uma plataforma online com técnicas de e-commerce num conceito de B2B2C. Com mais de cinco anos, o sistema denominado HDI Digital tem cerca de 60 mil corretores cadastrados. Com ele, monitoramos minuto a minuto as movimentações comerciais, o que nos permite adotar rapidamente ações diferenciadas de acordo com o comportamento em determinada região, perfil de segurado ou produto, impactando diretamente nos resultados nossos resultados e dos corretores”, explica o vice-presidente.

No mercado brasileiro há mais de 30 anos, a companhia passou a atuar fortemente em seguros massificados de automóveis e residência em 1997. No último ano, a empresa cresceu 25,6% em prêmios emitidos, atingindo R$ 2.439 bilhões. Em 2012, os prêmios emitidos totalizaram R$ 1.942 bilhão. No mesmo período, seu lucro antes dos impostos e participações (EBITDA) aumentou 16,9%, chegando a R$ 115.097 milhões. O resultado fez a HDI pular da sexta para a quinta posição no ranking nacional das seguradoras de autos, com 7,2% de participação de mercado.